Eis que num belo dia você, tranqüilamente, liga seu computador para navegar na internet ou terminar aquele trabalho super importante da faculdade e percebe que o Windows não iniciou. Apreensivo, você reinicia a máquina e percebe que o problema continua. O que fazer nesse caso? Sair gritando como um louco pelo meio da rua? Só se você não tiver o Linux! Mas como assim? Antes de contar como isso funciona, quero dizer-lhes que essa história é baseada em fatos reais! Aconteceu com um amigo, . Graças ao Linux ele conseguiu fazer um backup de seus arquivos mais importantes antes de reinstalar o Windows.
Para alguém que só utiliza Windows que estivesse diante de uma situação dessas, a única coisa a fazer seria lamentar suas perdas. Ou se tivesse algum conhecimento de informática, poderia iniciar o Windows pelo prompt de comando e tentar um SCANDISK ou CHKDSK. Porém na maioria dos casos isso não resolve. Já para alguém que utiliza Linux e Windows em um mesmo computador o problema poderia ser facilmente resolvido. Isso se dá porque no Linux podemos enxergar os arquivos que estão na partição do Windows (nossos documentos, músicas, enfim, tudo mesmo). Caso fôssemos vítimas de um problema de inicialização do Windows, poderíamos iniciar o computador pelo Linux e, por meio dele, recuperar nossos arquivos importantes na partição Windows, copiando-os para um CD ou pendrive, por exemplo. Depois disso faríamos a formatação do computador sem qualquer prejuízo. Mas e se não tiver Linux no computador? Antes de sair gritando pela rua como um doido, você pode tentar usar um Live CD! Live CD?! O que é isso? O Live CD permite rodar o Linux direto do CD, ou seja, não é necessário ter um sistema Linux instalado no computador. Para utilizá-lo basta entrar no Setup e alterar o boot para o CD. Muitas distribuições Linux possuem um Live CD. O método descrito aqui foi testado com o Ubuntu 7.10. Para visitar a página oficial do Ubuntu siga o link.
http://www.ubuntu-pt.org/Web/
A versão 7.10 do Ubuntu já está disponível para download. Seu tamanho é de quase 700 MB. Mas se você não tem uma conexão rápida com a internet é possível receber o CD pelos Correios. "Mas isso deve ser muito caro!", talvez pense. Na verdade, é de graça! Sim, essa é a filosofia Ubuntu! Tanto o download quanto a petição do CD podem ser feitos clicando no link abaixo.
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download