50 dicas para acelerar o seu PC (parte 1)
Qua, 30/05/2007 - 15:28 — fabiozeDescubra dicas e técnicas para melhorar o desempenho do seu computador que roda o Vista. Por Nick Peers
Todo mundo quer ter um computador mais rápido, seja obtendo um melhor rendimento em jogos online, ou simplesmente conseguindo desligá-lo um segundo mais rápido. É por isso que preparamos 50 dicas para você melhorar a performance do seu Vista. Não vamos dar todas elas de uma só vez, mas periodicamente. Aqui vão as primeiras:
1 - Adicione mais memória
A maneira mais simples de melhorar o desempenho do seu computador e adicionando mais memória (RAM) – 1 GB (1024 MB) é o mínimo recomendado, mas quanto mais o seu sistema suportar ou quanto mais você puder pagar, mais memória é sempre bem-vinda.
2 – Use o seu Pen Drive USB
Se você tem um Pen Drive com no mínimo 256 MB de espaço livre, saiba que é possível utilizá-lo para dar uma ajudinha ao PC. Plugue-o em uma entrada USB 2.0 e quando for reconhecido pelo computador selecione “Speed up my system”.
3 – Configure o ReadyBoost
Se a opção anterior não funcionar, abra o Meu Computador, clique com o botão direito no ícone do dispositivo USB conectado, selecione Propriedades, clique na aba ReadyBoost e ative a opção manualmente.
4 – Escolhendo um Pen Drive
Se você pretende comprar um Pen Drive especificamente para usar como ReadyBoost, opte por um modelo com tempos de leitura e gravação rápidos. Assim, os resultados obtidos serão mais satisfatórios.
5 – Faça um overclock na sua placa de vídeo
Você pode configurar sua placa de vídeo para arrancar um pouco mais de frames por segundo enquanto está jogando. Use ferramentas como PowerStrip (entechtaiwan.com/util/ps.shtm) ou ATITool (www.techpowerup.com/atitool/)– esta ainda está na versão Beta – para otimizar a exibição de imagens, mas fique atento com essa dica porque você pode “estressar” sua placa de vídeo e reduzir o seu tempo de vida útil – ou ainda causar danos à ela. Portanto, pense cuidadosamente antes de fazer isso e lembre-se: o risco é todo seu.
6 – Faça um upgrade nos seus drivers
Certos updates de drivers – particularmente os para placas de vídeo e chipsets – podem melhorar suas performances. Cheque os fabricantes do seu PC, da sua placa-mãe ou da sua placa de vídeo para ver se existem drivers novos.
7 – Torne os drivers externos mais rápidos
Você fica decepcionado com a baixa velocidade dos dispositivos externos USB e Firewire, quando comparados ao drive interno? Não se preocupe mais: exata é um novo padrão que oferece performance de drive interno para os externos. Você precisará de um acesso para uma porta exata – alguns computadores modernos já vêm com ele, mas em muitos casos será preciso comprar uma placa plug-in (PCI ou PCI-Express) com o seu drive.
8 – Veja o desempenho do seu computador
O seu Windows Experience Index basicamente informa o quanto seu computador é capaz de rodar o Windows Vista, o que te dá uma boa idéia do que é preciso melhorar para obter um melhor desempenho. Clique em Iniciar → Painel de Controle, selecione Sistema e Manutenção e clique em Informações e Ferramentas de Desempenho. Use os links à esquerda em conjunto com as nossas dicas para melhorar seu computador.
9 – Torne sua rede mais rápida
Conexões sem fio são mais lerdas que as conexões via cabo, portanto, não faça o seu computador ficar sem fio, a menos que você precise. Procure por equipamentos com padrão 802.11n para melhor alcance e performance – lembre-se, quanto mais distante estiver do ponto de acesso, mais lerda sua conexão será, então para transferir arquivos grandes de um PC para outro tente colocá-los o mais perto possível dele, ou até mesmo plugá-lo ao roteador para obter a máxima velocidade de transferência.
10 – Expanda o Paging File
O Paging File é uma espécie de extensão da memória do seu PC. Se você tem um segundo disco rígido interno ou um drive de conexão eSATA é possível configurar o Vista para utilizá-los como paging file. Veja como:
A) Acesse as Configurações de Memória Virtual
Abra o Propriedades do Sistema e clique em configurações avançadas. Selecione as configurações no campo Performance, clique na tab Avançado e aperte o botão Alterar.
B) Configure Novo Paging File
Na janela que foi aberta, desmarque a opção que mantinha automática a configuração do tamanho do paging file para todos os drivers. Procure na sua lista de drivers e selecione a divisão menos utilizada do seu segundo drive. Selecione a opção para o sistema controlar o tamanho e clique para configurar.
C) Reinicie e Veja
Clique OK três vezes e quando estiver pronto reinicie o PC. Uma vez reiniciado, volte às telas anteriores e verifique se tanto o drive C quanto o novo drive estão configurados para o paging file.